Como emitir Procuração Eletrônica da Receita Federal
1º Passo
Acesse o site https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login e realize o login na sua conta gov.br.

2º Passo
Em seguida você deve selecionar o botão “Versão clássica”, para habilitar o menu clássico onde está a opção de emissão da procuração.

3º Passo
Agora você deve selecionar no menu a opção Senhas e Procurações, e selecionar a única opção que vai aparecer abaixo.

4º Passo
Depois você deve escolher Cadastrar Procuração.

5º Passo
Agora, na sequência, você deve colocar o seu e-mail no campo correspondente.
Em seguida você deve selecionar se o seu contador é pessoa física (CPF) ou se é um escritório (CNPJ), colocando o número do documento correspondente.
Depois disso coloque a data de vigência da procuração (recomendamos colocar, pelo menos, até 31 de dezembro) e na lista de serviços selecione a primeira opção, “Todos os serviços (…)”.

6º Passo
Role a página até o final, selecione a caixinha “Sou humano” e depois o botão “Cadastrar Procuração”.

7º Passo
Nesse aviso clique em “OK”.

8º Passo
Na sequência você verá o texto da procuração, com todos os dados dela. Lá embaixo clique em “Assinar”.
Agora atenção: se você não tiver o aplicativo gov.br você receberá um SMS (mensagem de texto) com o código de validação da procuração. Caso você tenha o aplicativo gov.br, você deve acessar o aplicativo e gerar um código de acesso.

9º Passo
Caso tudo tenha dado certo, você verá a mensagem de que o cadastramento foi feito com sucesso. Informe ao seu Contador que deu tudo certo.
